Formado em 2015 pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas ( PUC-Campinas), o Dr. Felipe Perez fez sua residência de Ortopedia e Traumatologia e especialização de Cirurgia do Pé e Tornozelo no Hospital da PUC-Campinas. Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) , da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTpé) e da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE).
Possuindo conhecimento detalhado das patologias que afetam os membros inferiores, o médico ortopedista especialista em pé e tornozelo tem a capacidade de identificar alterações ou lesões que acometem essas estruturas, indicando o tratamento mais apropriado para garantir uma melhora da qualidade de vida e conforto ao paciente. Dependendo do quadro apresentado, poderá ser recomendado um tratamento conservador ou em casos mais graves até mesmo uma intervenção cirúrgica.
No primeiro caso, os tratamentos comumente recomendados incluem ajuste de calçados ou palmilhas, medicamentos, realização de exercícios específicos, realização de fisioterapia ou imobilização da região afetada. Quando a intervenção cirúrgica se faz necessária, o profissional conta com uma ampla gama de técnicas cirúrgicas, realizando desde técnicas minimamente invasivas, como as cirurgias percutâneas ou de artroscopia, que favorecem a rápida recuperação do paciente, até cirurgias complexas para reconstruções de deformidades severas.
Quando procurar um ortopedista de pé e tornozelo?
Tanto os pés quanto os tornozelos desempenham um papel fundamental na sustentação do corpo e na realização de movimentos do dia a dia, como caminhar, correr ou simplesmente ficar em pé. Para garantir que isso seja possível, é essencial que o peso do corpo seja distribuído de forma equilibrada sobre eles.
Essas estruturas estão sujeitas a uma variedade de impactos diários, o que as torna suscetíveis a lesões e desenvolvimento de deformidades que podem afetar significativamente a qualidade de vida e bem-estar do indivíduo. Devido à importância dos pés e tornozelos, é aconselhável procurar um ortopedista especializado nessas áreas sempre que qualquer alteração for notada.
Determinados sinais de alerta que indicam a importância de consultar um ortopedista incluem:
- Dor na região dos pés;
- Dificuldade para caminhar ou executar algum movimento específico;
- Entorses repetitivos;
- Alterações no formato dos pés ou dedos;
- Pele avermelhada ou com hematomas;
- Dificuldade para utilizar calçados fechados;
- Inchaço;
- Diminuição de mobilidade.
Principais procedimentos cirúrgicos realizados
Conheça os principais tratamentos cirúrgicos realizados pelo ortopedista Dr. Felipe Perez e entenda como eles são realizados:
Cirurgia de joanete
Procedimento cirúrgico que promove a correção de uma deformidade caracterizada pela presença de prominência óssea na base do dedão do pé e deformidade do dedão — embora existam casos em que o problema pode afetar o dedo mindinho (chamada de bunionette). Esta é uma deformidade pode resultar em grande desconforto e dor, sendo a cirurgia indicada para realinhamento da estrutura do pé e remoção da proeminência óssea.
Hálux rígido
O hálux rígido se caracteriza pelo desgaste da cartilagem (artrose) do dedão, causando dor e redução de mobilidade dele. Nos casos mais graves, pode-se recorrer ao tratamento cirúrgico, promovendo alívio da dor e melhora da qualidade de vida. O tipo de tratamento cirúrgico empregado depende da gravidade de cada caso.
Cirurgia de fratura de tornozelo
A fratura do tornozelo é uma das fraturas mais comuns no dia a dia do ortopedista especialista em pé e tornozelo. Esse tipo de lesão ocorre principalmente devido a uma torção no tornozelo. Pode acontecer em pacientes de todas as idades. Geralmente em jovens está relacionados a prática esportiva ou acidentes de trânsito e em idosos a quedas da própria altura.
Artroscopia no tornozelo
A artroscopia é procedimento minimamente invasivo que pode ser realizado com intuito diagnóstico ou terapêutico, possibilitando ao ortopedista visualizar diretamente as estruturas internas da articulação, realizando as correções necessárias. São realizadas duas mini incisões de aproximadamente 1cm na região do tornozelo ou do pé, por onde é inserida uma microcâmera para captar as imagens do local a ser tratado.
Cirurgia de ruptura de tendão de Aquiles
O tendão de Aquiles, comumente lesionado entre praticantes de esportes de impacto, é o maior e mais espesso tendão do corpo humano. Em situações de ruptura, a reconstrução cirúrgica é frequentemente a opção de tratamento escolhida. Atualmente existem dispositivos modernos que permitem a realização desse tipo de procedimento de maneira minimamente invasiva, através de uma pequena incisão de poucos centímetros, reduzindo o risco de complicações e acelerando a reabilitação.
Cirurgia de pé chato
O pé chato, também conhecido como pé plano, se caracteriza pela perda do arco plantar longitudinal do pé, quando toda a planta do pé encosta no chão. Em alguns casos, essa condição pode levar a sobrecargas na coluna, no joelho ou nos próprios pés. A intervenção cirúrgica é indicada nos casos graves, em que os demais tratamentos, como fisioterapia e uso de calçados e palmilhas específicas, não proporcionaram alívio da dor.