Joanete (Hálux valgo)
O joanete, conhecido tecnicamente como hálux valgo, é uma deformidade óssea visível na estrutura do pé que pode resultar em dor, inflamação e desconforto.
O joanete, ou hálux valgo, é uma deformidade óssea visível que altera a estrutura dos ossos do pé, desviando o alinhamento da articulação do primeiro dedo em relação ao restante do pé. Essa condição é assim denominada devido à sua ocorrência no hálux, ou dedão do pé. Contudo, essa deformidade também pode se manifestar no quinto dedo, o mindinho, sendo então chamada de bunionete.
A ocorrência de joanete (hálux valgo) pode resultar em intensa dor e desconforto devido ao processo inflamatório causado pela deformidade estrutural. Essa condição pode interferir nas atividades cotidianas e até no uso de sapatos fechados, além de ser esteticamente desagradável.
É um problema mais frequente em mulheres, particularmente após os 40 anos de idade. Diversas causas podem levar ao aparecimento do joanete (hálux valgo), e é importante buscar um médico ortopedista especialista em pés para que sejam realizados o diagnóstico e o tratamento adequados.
O que é joanete (hálux valgo)?
A principal característica do joanete (hálux valgo) é a proeminência óssea aparente na parte de dentro do pé, na base do dedão, além de uma notável deformidade e desalinhamento do dedão para dentro, em direção aos outros dedos do pé. A joanete em si é uma proeminência óssea da cabeça do primeiro osso do metatarso, que encontra-se desviado de seu eixo em pacientes com hálux valgo.
A deformidade do joanete surge inicialmente por uma deformidade óssea, que faz com que tanto o primeiro metatarso quando os ossos do hálux (dedão), se desviem de seu eixo. Durante esse processo, podem ocorrer também alterações das estruturas de tendões e ligamentos, acentuando ainda mais a deformidade. Com o passar do tempo, o hálux passa a se desviar em direção aos dedos laterais, que também podem começar a desenvolver deformidades.
O hálux valgo (joanete) é mais prevalente em adultos, especialmente em mulheres, embora também possa manifestar-se na forma juvenil, que ocorre desde a adolescência.
Causas comuns do joanete
Existem várias causas potenciais para o desenvolvimento de joanetes (hálux valgo). As origens podem ser externas, como traumas nos pés ou uso de calçados inadequados, ou intrínsecas da pessoa, como a predisposição genética ou a hiperfrouxidão ligamentar.
Entre as principais causas, podemos citar:
- Uso de calçados inadequados, especialmente de bico fino, muito apertados e saltos altos, que forçam o desalinhamento da estrutura óssea do pé;
- Predisposição genética;
- Doenças congênitas nos pés;
- Doenças inflamatórias, como artrite reumatoide, artrite psoriática e gota;
- Distúrbios neuromusculares, como AVC e paralisia cerebral;
- Flexibilidade excessiva dos ligamentos;
- Lesões ligamentares do hálux
Quais os sintomas do joanete?
A principal característica do joanete (hálux valgo) é a deformidade perceptível no ângulo do dedão (hálux) associada a uma prominência óssea na parte interna do pé. Alguns casos podem se apresentar assintomáticos, mas conforme ocorre piora da deformidade e de acordo com o tipo de calçados utilizados, alguns sintomas podem ocorrer em diversos graus de intensidade:
- Dor localizada na proeminência óssea da articulação;
- Dor e desconforto ao utilizar calçados, especialmente fechados ou apertados;
- Desconforto ao andar;
- Hipersensibilidade;
- Inchaço, calos e vermelhidão.
- Desvio do hálux (dedão) em direção aos dedos laterais, podendo causar atrito e dor.
Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico do joanete (hálux valgo) deve ser feito pelo médico ortopedista especialista em joanete. Isso porque, apesar de parecer um diagnóstico óbvio, é necessário fazer a diferenciação com outras doenças que podem se confundir com o joanete, mas que apresentam tratamentos distintos, como o hálux rígido, por exemplo.
Na consulta médica, é feita uma avaliação da estrutura óssea, do grau da deformidade, da mobilidade das articulações e do acometimento de outras estruturas vizinhas do pé. Exames de imagem, como radiografias, são importantes para determinar a gravidade da lesão ou mesmo para auxiliar no diagnóstico diferencial de doenças com manifestações semelhantes. Exames como tomografia computadorizada e ressonância magnética também podem ser necessárias em alguns casos para descartar lesões associadas e para se avaliar a qualidade da cartilagem articular.
Tratamentos para a joanete
Após confirmado o diagnóstico de joanete (hálux valgo), o tratamento a ser realizado dependerá de uma série de fatores. É importante conhecer a causa do joanete, a gravidade do desvio e levar em consideração as características anatômicas do paciente. Dessa forma, o médico especialista juntamente com o paciente pode optar pelo tratamento conservador ou pelo tratamento cirúrgico.
Tratamento conservador
O objetivo principal do tratamento conservador para o hálux valgo é reduzir a progressão da deformidade e a intensidade dos sintomas, sendo recomendado quando o paciente não apresente sintomas severos. Nesse contexto, o diagnóstico precoce é fundamental.
O principal tratamento conservador é o uso de calçados adequados. Estes devem possuir a parte da frente mais larga ou aberta, não possuir saltos e preferencialmente apresentar solado firme.
Almofadas, órteses, palmilhas e espaçadores, embora amplamente anunciados como tratamentos eficazes, não têm a capacidade de reverter a deformidade. A verdade é que não existe tratamento conservador capaz de corrigir a deformidade do hálux valgo. Portanto, o objetivo do tratamento conservador é diminuir a velocidade de progressão da deformidade do hálux valgo e propiciar alívio dos sintomas diminuindo a inflamação no joanete.
Tratamento cirúrgico
Quando a deformidade é grave ou os sintomas são tão incômodos que mesmo o tratamento conservador se mostra ineficiente para aliviá-los, o tratamento cirúrgico do joanete (hálux valgo) representa uma boa opção. Há uma variedade de procedimentos cirúrgicos que podem ser indicados para o tratamento de hálux valgo.
Uma das modalidades de tratamento cirúrgico mais eficientes para a correção do joanete é a cirurgia percutânea. Através de pequenos furos na pele, são inseridos instrumentos que permitem a realização dos cortes ósseos necessários para corrigir deformidade. Geralmente, o período pós-operatório não é muito doloroso, permitindo que o paciente deixe o hospital no mesmo dia, caminhando com os pés que foram operados, usando uma sandália especial.
Embora seja bastante eficaz, nem todos os casos de joanete (hálux valgo) podem ser tratados com essa técnica. A escolha do procedimento mais adequado depende da avaliação médica, que considera a severidade dos sintomas do joanete, características individuais do paciente, como a frouxidão ligamentar, a gravidade da deformidade óssea, o envolvimento da cartilagem articular, patologias associadas, entre outros fatores.
É importante ter bastante cuidado na indicação do tratamento cirúrgico, já que a escolha de um procedimento inadequado pode levar à recorrência da doença, correção insuficiente ou mesmo em outras complicações. Portanto, é de extrema importância que o profissional seja um especialista qualificado e experiente na realização do procedimento.
O médico ortopedista especialista em joanete é o profissional recomendado para realizar o tratamento adequado visando a melhora na qualidade de vida, seja conservador ou cirúrgico. O Dr. Felipe Perez tem ampla experiência no tratamento do joanete (hálux valgo).
Saiba mais sobre Joanete, agendando uma consulta com o Dr. Felipe Perez.
Fontes: