Hálux rígido
O que é, sintomas e tratamentos
O hálux rígido, também conhecido como artrose metatarsofalangeana do hálux, refere-se à degeneração da cartilagem na principal articulação do dedão do pé, resultando em sintomas como dor e rigidez.
Esse problema pode surgir em um ou ambos os pés e é mais frequente em mulheres acima dos 50 anos, podendo afetar até 2,5% dessa população. Ainda assim, o hálux rígido pode atingir pessoas nas mais diversas faixas etárias.
Apesar de se desenvolver como uma degeneração da cartilagem no dedão, o hálux rígido não está necessariamente ligado ao desgaste pela idade, podendo surgir de traumas ou relacionadas a outras doenças do pé. Em alguns casos, a causa exata pode não ser claramente identificada.
É frequente que pessoas com hálux rígido só busquem tratamento quando a doença já está em estágios avançados e os sintomas já são capazes de comprometer significativamente a capacidade de realizar as atividades cotidianas mais simples.
Quais as causas do hálux rígido?
As causas exatas do hálux rígido não são bem estabelecidas na literatura científica, porém acredita-se que diversos fatores podem, individualmente ou em conjunto, levar ao surgimento dessa condição:
Embora as causas exatas do hálux rígido não sejam claramente estabelecidas na literatura científica, acredita-se que diversos fatores possam contribuir, individualmente ou em conjunto, para o desenvolvimento dessa condição:
- Fatores genéticos;
- Alterações anatômicas da estrutura óssea do pé;
- Hipermobilidade do primeiro raio do pé;
- Contratura da panturrilha;
- Causas traumáticas de evento único (quando houve um trauma na cartilagem);
- Causas traumáticas de esforço repetitivo (relacionadas a hábitos de repetição que levam ao desgaste, como prática intensa de determinados esportes ou relacionadas à ocupação da pessoa).
- Uso de calçados inadequados que exerçam pressão sobre a articulação do dedão, como os saltos
- Joanete (hálux valgo);
- Causas idiopáticas (sem causa definida).
Quais são os primeiros sinais e sintomas?
O primeiro sinal do hálux rígido é a dor que se surge com movimentos e atividades mais intensas. No início, a mobilidade do dedo não é afetada. Durante essa fase, muitos pacientes não procuram atendimento médico.
Com o passar do tempo, a mobilidade fica cada vez mais comprometida enquanto a dor se torna mais frequente. Isso acontece devido ao surgimento de uma pequena protuberância óssea no metatarso, chamada de osteófito dorsal, que além de restringir a mobilidade do dedo também causa inflamação e inchaço. Essa condição pode ser confundida por alguns com o hálux valgo (joanete).
Posteriormente, a artrose no dedão se torna cada vez mais difusa, levando a um aumento progressivo da rigidez e a uma dor incapacitante que interfere em qualquer tentativa de movimento ou no uso de calçados inadequados. Muitos pacientes alcançam esse estágio devido à falta de busca por tratamento adequado em estágios iniciais.
Como é feito o diagnóstico do hálux rígido?
No consultório, o ortopedista analisará o histórico do paciente e realizará um exame físico para avaliar as estruturas do pé e suas capacidades biomecânicas. Se houver suspeita de hálux rígido, exames de imagem poderão ser solicitados para confirmar o diagnóstico.
Geralmente, uma radiografia simples pode revelar a presença de osteófitos sobre o metatarso e, em estágios mais avançados, a degeneração da articulação torna-se visível. Nos estágios iniciais do hálux rígido, quando há suspeita dessa condição, exames de ressonância magnética ou tomografia computadorizada podem ser recomendados para detectar os primeiros sinais de artrose no dedão do pé antes que sejam visíveis em radiografias.
Qual o tratamento para o hálux rígido?
O tratamento conservador é frequentemente indicado nas fases iniciais do hálux rígido. Recomenda-se o uso de calçados amplos na frente e de solado firme, que permitam conforto ao pé e tocando uniformemente o chão. Medicações anti-inflamatórias e analgésicas podem ser prescritas para amenizar os sintomas de dor e inflamação.
Uma alternativa de tratamento conservador é a infiltração articular com substâncias como corticoides ou ácido hialurônico, que podem proporcionar alívio dos sintomas por um período geralmente mais extenso que o oferecido pelos medicamentos orais.
Todos os tratamentos conservadores têm finalidade paliativa, ou seja, de reduzir o impacto dos sintomas. Por ser uma degeneração da articulação, o hálux rígido não tem cura definitiva. Sendo assim, nenhum tratamento conservador pode regenerar a cartilagem afetada.
Assim, mesmo que os sintomas se atenuem temporariamente, eles podem recidivar. Nesses casos, torna-se necessária uma reavaliação médica, podendo o tratamento cirúrgico ser considerado em alguns casos.
Tratamento cirúrgico
A indicação de tratamento cirúrgico para o hálux rígido é feita quando os tratamentos conservadores falham em aliviar os sintomas causados pelo avanço da degeneração.
As cirurgias são eficazes no alívio de dor e melhora da qualidade de vida das pessoas, embora não garantam sempre a cura definitiva do problema. As técnicas cirúrgicas mais utilizadas e bem estabelecidas são a queilectomia e a artrodese.
Para saber mais sobre hálux rígido agende uma consulta com o Dr. Felipe Perez.
Fontes:
- Aaron Lam, Jimmy J Chan, Michele F Surace, Ettore Vulcano Hallux rigidus: How do I approach it? World J Orthop 2017 May 18; 8(5): 364-371.
- Baumhauer JF, Singh D, Glazebrook M, Blundell C, De Vries G, Le IL, Nielsen D, Pedersen ME, Sakellariou A, Solan M, Wansbrough G, Younger AS, Daniels T. Prospective, Randomized, Multi-centered Clinical Trial Assessing Safety and Efficacy of a Synthetic Cartilage Implant Versus First Metatarsophalangeal Arthrodesis in Advanced Hallux Rigidus. Foot Ankle Int 2016; 37: 457-469
- Coughlin MJ, Shurnas PS. Hallux rigidus. Grading and long-term results of operative treatment. J Bone Joint Surg Am 2003; 85-A: 2072-2088.
- Shurnas PS. Hallux Rigidus: Etiology, Biomechanics, and Nonoperative Treatment. Foot Ankle Clin.2009