O que é a entorse de tornozelo ?
A entorse de tornozelo é a lesão mais comum no tornozelo, representando cerca de 4% de todos os atendimentos no departamento de emergência do Reino Unido.
Ocorre devido a um movimento brusco que resulta no estiramento ou na ruptura dos ligamentos de uma articulação. A entorse de tornozelo, comum entre a população ativa, frequentemente afeta os ligamentos laterais.
Envolve pelo menos um dos ligamentos do tornozelo, com lesões que variam desde um pequeno estiramento até a ruptura completa de um ou mais ligamentos.
Modalidades que exigem salto, aterrissagem e mudança brusca de direção são considerados de alto risco para essa lesão. Ocorre com maior frequência nos atletas de futebol, basquete e vôlei, correspondendo a cerca de 10% a 15% de todas as lesões do esporte.
Como classificar a entorse de tornozelo?
Classificação anatômica
As entorses de tornozelo são classificadas em laterais, mediais ou altas, dependendo de sua localização:
- Entorses laterais de tornozelo são as entorses mais comuns, ocorrendo em 85% dos casos. A estrutura mais comumente lesionada é o LTFA (Ligamento fíbulotalar anterior) , que geralmente resulta da inversão do tornozelo enquanto o pé está em flexão plantar.
- Entorses mediais isoladas do tornozelo são incomuns, pois o complexo do ligamento deltoide é o mais forte dos ligamentos do tornozelo. Elas podem ocorrer isoladamente ou em combinação com lesões do ligamento lateral.
- Entorses de tornozelo altas envolvem os ligamentos tibiofibulares anterior, posterior e transverso e a membrana interóssea, ou seja, a sindesmose. A região de dor e sensibilidade é diferente e está localizada no sulco entre a fíbula distal e a tíbia, superior ao maléolo lateral.
Classificação pelo grau da lesão
As entorses são classificadas de I a III com gravidade crescente.
- Grau I – estiramento de um ligamento sem nenhuma ruptura macroscópica
- Grau II – ruptura parcial de um ligamento
- Grau III – ruptura completa de um ligamento
Avaliação médica inicial
A avaliação é principalmente clínica para identificar a localização da lesão. No entanto, a investigação radiológica é necessária quando a história do trauma é suspeita de lesão de alta energia, entorse de tornozelo alta, lesão multiligamentar ou quando os sintomas não desaparecem após medidas conservadoras iniciais.
É importante a avaliação de um médico especialista a fim de que não se deixe passar batidas lesões que possam imitar uma entorse de tornozelo, como uma fratura ou ruptura do tendão de Aquiles.
Investigações adicionais podem incluir radiografias simples e ressonância magnética.
Quais são os principais sintomas da entorse de tornozelo?
- Dor a palpação do local afetado;
- Limitação na movimentação do tornozelo;
- Edema (inchaço) localizado;
- Equimose (mais evidente após 48 horas);
- Dificuldade para apoiar-se ou andar.
Tratamento do entorse de tornozelo
Tratamento conservador
O objetivo do tratamento da lesão ligamentar do tornozelo é o retorno às atividades cotidianas (trabalho/esporte), com eliminação da dor, inchaço e inexistência de instabilidade articular.
O tratamento inicial para essas lesões envolve repouso durante por alguns dias, aplicação de gelo no local, elevação do membro lesionado e proteção da articulação com um estabilizador ou tala gessada. O uso de anti-inflamatórios não esteroides tem sido eficaz na redução da dor e do inchaço, contribuindo para a recuperação rápida da função articular.
O auxílio da fisioterapia é de suma importância para a evolução clínica do paciente, e quando iniciada precocemente, proporciona resultados mais eficazes.
Tratamento cirúrgico
A indicação da cirurgia para o tratamento da lesão dos ligamentos do tornozelo restringe-se a um número reduzido de pessoas, incluindo:
- Atletas Profissionais;
- Pacientes que sofreram a ruptura do ligamento associado a fraturas cirúrgicas do tornozelo;
- Lesão dos ligamentos do tornozelo e associada a fragmentos articulares de cartilagem;
- Lesões ligamentares crônicas que não tiveram sucesso com tratamento conservador.
Entre em contato com o ortopedista Dr. Felipe Perez e agende sua consulta.
Fontes:
- Valderrabano V, Hintermann B, Horisberger M, Fung TS. Ligamentous posttraumatic ankle osteoarthritis. Am J Sports Med 2006;34:612-20.
- Kannus P, Renström P. Treatment for acute tears of the lateral ligaments of the ankle. Operation, cast, or early controlled mobilization. J Bone Joint Surg Am 1991;73:305-12.